Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Sem categoria

4 Passos Infalíveis Para Melhorar Seu Listening

4 Passos Infalíveis  Para Melhorar Seu Listening

Nesse E-book eu vou revelar as 4 PASSOS para melhorar seu listening de uma maneira eficiente mesmo que você esteja no nível absoluto zero no inglês, tenho certeza que você vai gostar do que vai ver pelos próximos minutos.

Por que LISTENING precisa ser ativo!

Seu cérebro precisa de você para chamar a atenção para as coisas para lembrá-las.

Ao prestar muita atenção em algo e repeti-lo várias vezes, você envia uma mensagem clara ao seu cérebro de que algo é importante e precisa ser lembrado. Isso obviamente se aplica a coisas como aprender vocabulário, mas também é verdadeiro quando se trata de outras partes da audição, incluindo sons, acentos, entonação ou fraseado. Você precisa chamar atenção para eles. 

É por isso que é importante ouvir ativamente em vez de passivamente quando você pratica.

Sugiro usar um recurso de idioma que contenha áudio e uma transcrição de texto. A principal razão para isso é que você pode verificar sua compreensão quando ouve algo novo. É sempre bom ouvir sem um texto primeiro para se testar, mas é muito útil ter um texto ou transcrição para que você possa verificar sua compreensão depois.

Aqui estão algumas idéias para materiais que você pode usar para praticar:

  • Uma cena de um filme ou programa de tv (+ as legendas)
  • Um episódio de podcast você tem uma transcrição :
  • Um vídeo no Euronews ou outro site de notícias:
  • Um livro em formato impresso e audiobook

Agora, depois de escolher o material a ser estudado, aqui está o meu método de 4 etapas para melhorar suas habilidades de “Listening”.

PASSO #1: Ouça o áudio – sem leitura!

O primeiro passo neste método é simplesmente assistir ao video ou ouvir o áudio sozinho. Não leia o texto (transcrição) antecipadamente e não o acompanhe enquanto ouve. O ponto aqui é se concentrar apenas em suas habilidades auditivas e ver o quanto você pode entender sem qualquer ajuda visual.

Em vez de tentar entender cada palavra, é melhor se concentrar em tentar entender a “essência” do que está sendo dito.

Veja se você consegue escolher algumas palavras-chave ou frases que possam lhe dar uma ideia do que está sendo dito e anotá-las. Encontre algo que você possa se apegar e você poderá usá-lo como ponto de partida para saber mais sobre o contexto.

PASSO #2 : Repita!

Ainda não é hora de olhar para o texto. Muitos alunos cometem o erro de voltar ao texto rápido demais. No entanto, o ponto aqui é praticar suas habilidades de listening, então fique focado em ouvir por enquanto.

Na primeira vez, você provavelmente já identificou uma ou duas palavras-chave ou ideias. Ao repetir o vídeo ou o áudio, ouça atentamente e veja se consegue identificar palavras ou frases que você pode ter perdido na primeira vez. 

Até agora você já pode ter alguma ideia do que se trata o vídeo ou o áudio, então use o contexto a seu favor. Se você não consegue descobrir exatamente o que está acontecendo, não se preocupe. Basta anotar todas as palavras-chave que você entende ou palavras que parecem importantes.

Nesta fase, sugiro ouvir pelo menos mais três vezes. Com cada escuta, você pode adicionar um pouco mais à sua compreensão. Seu objetivo deve ser tentar usar todo o seu conhecimento atual no idioma para entender o máximo possível do áudio antes de ler o texto. Quando você acha que chegou em um ponto em que não há mais nada que possa tirar da gravação, é hora de passar para a próxima etapa.

PASSO #3: Ler o que se está ouvindo

Agora é hora de olhar o texto E legendas. Assista o vídeo com as legendas em inglês ou leia o texto com o áudio e veja o quanto você entendeu de sua escuta.

Ao ler o texto ou as legendas , identifique as novas palavras que encontrar. Veja se você consegue adivinhar o significado das palavras do contexto delas; caso contrário, procure-os em um dicionário. Se houver novas palavras que você acha que serão particularmente úteis para você na conversa, anote-as e adicione-as à sua lista de novo vocabulário para aprender.

Assim como novas palavras que você não viu antes, você provavelmente encontrará palavras no texto que você já conhece, mas não entendeu! Algumas palavras podem soar bem diferentes quando faladas juntas e na velocidade do nível nativo. Preste muita atenção a estas palavras e não se esqueça de ouvi-las quando você repetir o áudio ou vídeo.

Em seguida, sugiro ouvir novamente mais algumas vezes enquanto você lê o texto. Esta é a única vez durante o processo em que você usa estímulos sonoros e visuais juntos, então aproveite. Tente conectar as palavras escritas aos sons e prestar atenção especial às frases ou grupos de palavras e como elas são pronunciadas.

Se houver muitas palavras novas no texto em que você está trabalhando, tente dividir o o vídeo ou o áudio em partes menores à medida que continuar a repeti-lo.

Em vez de repetir toda a gravação de uma só vez, você pode trabalhar por parágrafo a parágrafo, se preferir.

Eu costumo pedir para meus alunos  repetir este passo pelo menos duas vezes para ajudar a construir conexões entre as palavras escritas e faladas.

PASSO #4 : Assista ou Ouça novamente sem o texto ou legenda

Finalmente, assista ou ouça novamente mais algumas vezes sem o texto. Por este ponto, você deve ser capaz de entender quase tudo muito bem, mesmo sem o auxílio visual do texto.

Nos próximos dias, é bom ouvir o clipe novamente sempre que tiver uma chance. Faça o download da gravação para o seu telefone para que você possa ouvir rapidamente sempre que tiver alguns minutos livres. 

Com cada repetição extra, seu nível de conforto aumentará. Como agora você consegue entender as palavras e frases que estudou sem qualquer ajuda visual, também é mais fácil reconhecer esse vocabulário quando surgem conversas ou em outras gravações que você ouve.

Aplicando essas técnicas que acabei de te ensinar, ao contrário de que muitas pessoas pensam você não precisará morar fora do Brasil, ou até mesmo estudar anos e anos com os métodos tradicionais, você já começará a compreender o inglês de uma maneira mais clara.

Beleza garotinho? Beleza garotinha? Agora mão na massa! Vamos por em prática todas essas dicas valiosas, combinado? Um abraço grande a todos!

Até a próxima! 

Teacher Fúlvio Porto

 

Seu Comentário é Muito Bem-vindo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. abaixo.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *